O algoritmo da Calculadora Coral foi alterado para se conformar aos resultados da pesquisa de doutorado em andamento do autor. O modelo KC1.1 substitui o modelo KC1.0, alinhando-se melhor à percepção dos participantes da pesquisa a respeito da dificuldade imposta por uma obra a um coro e da estimativa de demanda de ensaios. A partir de hoje, ao usar a Calculadora Coral, você estará automaticamente usando o novo modelo KC1.1.
A escala de dificuldade foi atualizada para o intervalo de 0 a 100, refletindo maior detalhamento da percepção de dificuldade. A Calculadora Coral considera inexequível qualquer obra que retorne grau de dificuldade acima de 100. Mas é importante ter em mente também a margem de erro estimada em ±4,23 graus de dificuldade. Portanto, será mais seguro evitar qualquer obra acima de 95 graus de dificuldade.
A escala de tempo de ensaio, por outro lado, foi mantida. A Calculadora Coral considera inexequível qualquer obra cuja demanda de ensaios seja estimada em mais de 11 meses, assumindo um ciclo anual de atividades do coro com 1 mês de recesso. A depender da rotina real do coro, a pessoa responsável pelo planejamento poderá preferir considerar como inexequíveis obras com estimativas de demanda de ensaio inferiores a essa. A novidade quanto à escala de tempo é que agora foi possível calcular uma margem de erro de ±70 minutos, o que a pessoa responsável pela programação também deve levar em conta.
A margem de erro das estimativas, tanto de dificuldade, quanto de demanda de ensaio, foi calculada tendo em mente um nível de confiança de 95%.
Parte da pesquisa em andamento já se encontra publicada em português e está disponível para consulta na página de Documentação. Dentro de 60 dias, documentação adicional em inglês será incluída.
Caso tenha dúvidas ou queira compartilhar sua experiência com a nova versão, fique à vontade para entrar em contato!